EdP, EdT, EdC: Você sabe a diferença?
- maressencias
- 6 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Vocês já notaram que quando vão comprar algum perfume cada um deles vem com uma rotulação diferente como "Body splash" enquanto o outro vem com "Eau do Cologne"? Chamamos de perfume uma série de produtos que na verdade não são, por isso esses nomes são usados para definir as diferentes taxas de concentração as quais eles possuem:

Parfum: Composto de 15-20% e pode durar de 12-20 horas. Por causa da sua grande fixação, costuma ser a mais cara, apenas algumas gotas são o suficiente para te deixar perfumada.

Eau de Parfum: Composta de 10-15% de essência, é mais barato que o Parfum e dura de 6-8 horas na pele, a maioria dos perfumes que usamos são Eau de parfum.

Eau Fraîche: É uma água refrescrante perfumada com pouca essência cítrica (3-5%), normalmente usada em atividade esportivias ou vida ao livre, por isso também é chamado de Eau de sport (ATENÇÃO: não deve ser usado no sol pois a maioria vem diluida em álcool 70º ou 80º)

Eau de Toilette: Composta de 5-10% de essência, tem uma duração de 4-6 horas, também conhecido no Brasil como Deo colônia.

Eau de Cologne: A famosa água de colônia, possui de 3-5% essência e se prolonga até 4 horas.

Body Splash: É o que contém a concentração mais baixa, com apenas 1-2% de essência, sua duração é de 2 horas. Também chamado de Eau Parfumée.

Extrato ou Elixir: É o perfume em sua concentração máxima. Sua concentração ultrapassa 20% e algumas gotas no pulso, base do pescoço e atrás das orelhas são o bastante.

Colônias Masculinas e Unissex: Tem a mesmo porcentagem de essência que a Eau de Cologne e raramente são diluídas em álcool com graduação maior que 70º.
Curiosidades:
- A palavra francesa "Eau" significa "Água".
- É obrigatório pelo legislação constar a graduação alcoólica no rótulo do produto, basta ler esse rótulo para saber se a fragrância é mais intensa ou não, ou seja: quanto mais alto a graduação alcoólica, mais intenso será o perfume.
(O fascinante mundo dos perfumes - Vol. 1 - Pág. 8)
Comentários